Geral
Nota do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro)
Compartilhe:
A respeito da matéria “Governo é acusado de vazar informações de aposentados” publicada nesta segunda-feira, dia 3 de setembro, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) esclarece que a empresa responsável pelo processamento de dados de aposentados é a Dataprev. Informa, ainda, que não realiza venda ou repasse de informação de cidadãos brasileiros para empresas privadas.
O Serpro oferece um serviço de confirmação de informações, que calcula um percentual de similaridade com os dados previamente fornecidos por empresas que já mantém um cadastro de clientes. Em momento algum o Serpro fornece dados para empresas que o contratam e jamais permite acesso a informações hospedadas pela estatal. Mesmo esse serviço depende de autorização prévia e expressa por parte do órgão ou entidade da administração pública detentora da informação hospedada nos bancos de dados do Serpro.
O serviço oferecido pelo Serpro busca, justamente, minimizar a ocorrência de fraudes, uma vez que verifica se os dados fornecidos pelo cidadão têm alguma probabilidade de estarem corretos. Isso evita, por exemplo, que uma pessoa mal-intencionada abra um crediário com os dados de outro cidadão. E, para realizar esse serviço, o Serpro necessita apenas do CPF e da foto da pessoa, não precisando de telefone ou e-mail.
Esclarecemos, ainda, que o Serpro nunca teve contrato ou repassou dados de cidadãos ao site “Consulta Pública”. Como empresa pública, o Serpro tem compromisso com a preservação da segurança e do sigilo dos dados do cidadão, garantindo serviços eficientes e de qualidade para a sociedade.